Header Ads

Ronaldo Fenômeno confirma compra do Cruzeiro

Anúncio de negócio envolvendo o ex-jogador foi feito pelas redes sociais. Valor da negociação é de 400 milhões de reais

Ronaldo Nazário (Foto: Getty/Getty Images)
Rio de Janeiro (RJ) - O ex-jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, o "Fenômeno", anunciou a compra do Cruzeiro neste sábado, 18. A declaração foi dada em uma transmissão nas redes sociais e informada ao mercado.

A divulgação do negócio acontece no dia seguinte à aprovação, por parte da assembleia do Cruzeiro, de autorizar a venda de até 90% das ações Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube a investidores.

Segundo nota divulgada ao mercado, a negociação acontece por meio da Tara Sports, empresa da qual Ronaldo é dono, e que investirá 400 milhões de reais.

No começo da tarde deste sábado, após o anúncio da negociação com Ronaldo, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, publicou uma imagem ao lado do ex-atacante. "Bem-vindo", escreveu.

Ronaldo já teve outra experiência na aquisição de clubes de futebol, quando se tornou sócio majoritário e dirigente do Real Valladolid, na Espanha, em 2018. O time terminou rebaixado para a segunda divisão três anos depois.

De acordo com a mídia espanhola na ocasião, o ex-jogador comprou 51% das ações do clube por 30 milhões de euros.

No caso do Cruzeiro, além de 90% do clube por 400 milhões de reais, Ronaldo será solidário da dívida de 1 bilhão de reais da S.A. A dívida do Cruzeiro foi às alturas nos últimos anos com estratégias ruins de compra e venda de jogadores e acompanhada de resultados ruins em campo.

O time foi rebaixado no Campeonato Brasileiro em 2019, e chegou a seu segundo ano na série B. Em ambas as temporadas, o Cruzeiro passou longe da zona de acesso à série A. Neste ano, terminou na 14ª colocação.

Em entrevista ao Flow Podcast, Ronaldo já havia comentado a possibilidade de comprar um time brasileiro. "Muita gente foi no meu chat pedir pra eu comprar Cruzeiro, Vasco, Botafogo, eu não sei o quanto de dinheiro que a galera acha que eu tenho", brincou, sem falar especificamente sobre se havia algum interesse no Cruzeiro.

"O futebol é rentável. Uma base de dados como o Cruzeiro tem, isso é uma maquina de fazer dinheiro. Tem que fazer minimamente bem, não precisa ser um gênio pra dar certo. Isso entra na ideia da gestão sustentável. Não precisa ser gênio", disse.

O Cruzeiro se manifestou sobre a chegada de Ronaldo em um post para a torcida no perfil oficial.

O Cruzeiro foi o clube onde Ronaldo despontou para o futebol nacional, nos anos 1990. “Tenho muito a retribuir", disse ao anunciar o negócio. "Temos muito trabalho e ambição para fazer o Cruzeiro novamente." No mesmo horário, Ronaldo também publicou neste sábado um emoji de raposa, mascote do Cruzeiro.

A aprovação, por parte da assembleia do Cruzeiro, de vender 90% das ações da SAF foi o que abriu caminho para a negociação. A venda das ações do Cruzeiro é a primeira operação feita sob a lei nº 5516/2019, aprovada no Congresso neste ano e que possibilita a transformação de um time em Sociedade Anônima.

A SAF do Cruzeiro havia sido constituída há duas semanas, mas havia debates dentro do clube sobre qual percentual poderia estar aberto à venda, até que se chegou ao valor de 90%.

Em nota, a XP, que assessora o Cruzeiro, afirmou que o objetivo da venda é buscar "o reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do clube, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazo". A transação ainda será finalizada.

Da Exame
Publicada por F@F em 18.12.2021
Tecnologia do Blogger.