Header Ads

PMJP garante assistência completa com oferta de medicamentos e produtos de saúde

Para essa assistência, a SMS conta com 213 farmacêuticos que atuam nas 54 farmácias polos disponíveis para a dispensação aos usuários das Unidades de Saúde da Família

Para receber os medicamentos é necessário ir até um dos polos farmacêuticos da rede de Atenção Básica (Foto: Reprodução)
João Pessoa (PB) - A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa oferta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) uma assistência completa para prevenção e cuidado, bem como a manutenção da saúde. Dentro dessa perspectiva encontra-se o serviço da Gerencia de Medicamentos e Assistência em Farmácia (Gemaf), que é responsável pela aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos e produtos de saúde para toda a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para essa assistência, a SMS conta com 213 farmacêuticos que atuam nas 54 farmácias polos disponíveis para a dispensação aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USF), além das Policlínicas Municipais, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Hospitais Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bem como na parte administrativa da Secretaria como na Gerência de Medicamentos, nos Centros de Práticas Integrativas com fitoterapia e no Laboratório Central auxiliando nos diagnósticos

“A assistência farmacêutica é um serviço de apoio a toda rede da assistência à saúde, que requer, para um serviço de excelência, uma integração contínua multiprofissional, subsidiando em parecer técnico quanto à qualidade e quantidade de produtos que garantam a segurança, a efetividade, na quantidade necessária para que não acarrete a falta, nem os desperdícios”, destaca a gerente de Medicamentos e Assistência em Farmácia, Gilcelia Menezes.

Para resguardar a assistência, a SMS conta com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que realiza o recebimento, armazenamento e distribuição dos produtos farmacêuticos como insumos, material médico hospitalar, dietas especiais e medicamentos para todas as farmácias da rede municipal de saúde. Ao todo, são mais de 880 itens para abastecer os serviços, desse total 137 medicamentos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), que compõe a tabela dos medicamentos ofertados pelo SUS. Além dos medicamentos que compõe a Remume, a SMS também distribui produtos farmacêuticos da padronização especifica de cada serviço, adquiridos com recursos próprios, totalizando 300 tipos de medicamentos, 53 suplementos alimentares e 533 produtos de saúde.

Para receber os medicamentos é necessário ir até um dos polos farmacêuticos da rede de Atenção Básica e, apresentar cartão do SUS, documento com foto, CPF e receituário médico em duas vias para que seja feito o cadastro no sistema.

Proporcionando acesso aos medicamentos de forma mais rápida e segura e maior comodidade aos usuários, o município deu início em outubro de 2021 ao programa ‘Remédio em Casa’, que entrega nas residências os medicamentos de uso contínuo aos pacientes hipertensos e diabéticos que tenham acima de 75 anos e/ou que estejam acamados, em quantidade de consumo para 60 dias.

O acesso a este programa se dá através do preenchimento, na unidade de saúde de referência, do termo de adesão assinado pelo usuário ou responsável legal com cópia do comprovante de residência, CPF e cartão nacional do SUS. Além disso, a prescrição médica precisa ser atualizada a cada seis meses.

Da Secom-JP
Publicada por F@F em 22.01.2022
Tecnologia do Blogger.