Header Ads

Programa João Pessoa Sustentável inicia visitas técnicas com lideranças de comunidades

O objetivo é a construção coletiva das melhorias urbanas para a população que vive no território

O objetivo é a construção coletiva das melhorias urbanas para a população que vive no território. (Foto: Reprodução)
João Pessoa (PB) - A Prefeitura de João Pessoa, por meio do programa João Pessoa Sustentável e do consórcio responsável pelo projeto de infraestrutura e requalificação urbana do Complexo Beira Rio (CBR), deu início, nesta terça-feira (25), a uma série de visitas técnicas às comunidades, começando pela São Rafael. O objetivo é a construção coletiva das melhorias urbanas para a população que vive no território. 

O ciclo de visita conta com engenheiros e arquitetos e está sendo acompanhado de perto pela equipe social do Plano de Desenvolvimento Comunitário e por lideranças comunitárias.

De acordo com Isis Amaral, arquiteta que coordena as ações de infraestrutura do consórcio, “esta é uma visita de campo para conferir dados referentes a pontos específicos do projeto arquitetônico e também da parte de infraestrutura levantados no mês de outubro e apresentados às comunidades”, pontuou. Ela ressalta a importância da participação das lideranças nesse processo para que digam “se tudo está ocorrendo de forma positiva, se tem alguma indicação sobre algo que ainda será necessário observar, entre outras questões”. Tudo vai ser registrado em um relatório e encaminhado à Prefeitura de modo a garantir clareza e transparência nas ações ligadas ao projeto de Infraestrutura e Requalificação Urbana.

 Edvaldo da Silva, presidente da Associação de moradores da comunidade São Rafael, acompanhou toda a visita e será um dos multiplicadores das informações compartilhadas e discutidas nesta tarde. “A melhor forma de esclarecimento é através das equipes técnicas que visitam o território, sem falar que a participação dos moradores contribui para o esclarecimento de dúvidas a respeito do processo”, afirmou.

 Cronograma de Visita – As visitas serão realizadas em cinco dias. Depois da comunidade São Rafael, o calendário segue na Brasília de Palha e Padre Hildon Bandeira. Em seguida, será a vez da Vila Tambauzinho e Cafofo Liberdade. Posteriormente a equipe passará para Miramar e Tito Silva. O ciclo de visitas será finalizado na terça-feira (1/02) na comunidade Santa Clara.

 Infraestrutura e Requalificação Urbana – O projeto vai abranger pavimentação, água encanada, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública e contenção de barreiras nas comunidades da Beira Rio. Quase duas mil famílias que moram no local vão ser beneficiadas. Os moradores que precisarem ser realocados porque vivem nas áreas de risco que já foram mapeadas terão cinco opções de reassentamento. Uma delas é a realocação para três conjuntos habitacionais que serão construídos. As construções contarão com 565 apartamentos de desenhos diferentes para atender às necessidades de cada família.

 João Pessoa Sustentável – O programa, orçado em 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do João Pessoa Sustentável, a Prefeitura vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em área de risco.

Do ClickPB com Secom-JP
Publicada por F@F em 26.01.2022
Tecnologia do Blogger.