Header Ads

MANIFESTO! 36 dos 45 diretorianos do PT-PB divergem do modo como partido apoia Veneziano

No dia do lançamento de Veneziano, 36 dos 45 diretorianos do PT da Paraíba pedem discussão ampliada para definir rumo eleitoral

Grande maioria do PT na Paraíba diverge da forma como partido conduz o apoio a Veneziano (Foto: Reprodução)
João Pessoa (PB) - Diretorianos do Partido dos Trabalhadores da Paraíba divulgaram um documento intitulado “Nota Política sobre as eleições 2022 e o Palanque de Lula na Paraíba”. O texto foi assinado por 36 dos 45 membros do Diretório e defende a ampliação do debate envolvendo as instâncias partidárias e a militância. 36 membros assinam a nota e defendem palanque ampliado pró-Lula.

O documento é divulgado exatamente no dia de lançamento da candidatura ao Governo do Estado do senador Veneziano Vital, com apoio do presidente estadual, Jackson Macedo, e parte do diretório, mas com desaprovação de 72% das instâncias do PT.

Segundo a nota, “orientamos a convocação das instâncias deliberativas do PT estadual bem como a realização de uma plenária com toda a militância petista, para discutirmos as vias políticas para as eleições 2022 de forma democrática e transparente”.

Leia na íntegra:

‘Nota Política sobre as Eleições 2022 e o Palanque de Lula na Paraíba

Nós que compomos uma base interna no PT da Paraíba por meio de diversas coordenadorias e secretarias setoriais do Partido, membros da Executiva Estadual, membros do Diretório Estadual com integrantes de movimentos sociais, educadores e educadoras, e inúmeros filiados e filiadas em diversos municípios do PT da Paraíba, reunidos neste domingo 20 de fevereiro 2022, vimos por meio desta Nota Política, nos posicionar diante dos companheiros e companheiras sobre a atual conjuntura política da Paraíba.

Destacamos toda a dificuldade de contexto social no Brasil e a importância de lutar para a retirada desse desgoverno fascista que está posto no nosso país, exercendo uma política de morte, massacre e aprofundamento da crise social. Dessa forma apontamos urgência de garantir a construção de um amplo palanque para Lula na Paraíba, bem como fortalecer o PT e a esquerda por meio da ampliação das bancadas na Assembleia Legislativa o na Câmara dos Deputados priorizando o diálogo com os movimentos sociais e populares e suas pautas, como Mulheres, População Negra, LGBT, Juventude, Cultura entre outras.

Sabemos que o PT é um partido de referência quanto ao exercício da democracia interna defendemos que os espaços de instância partidária sejam respeitados e que a direção priorize o debate interno sempre em consonância com os anseios do conjunto da ampla maioria dos filiados e filiadas do PT.

Reconhecemos a Direção Nacional como referência para a construção do palanque de Lula na Paraíba e nos demais estados do país, e apelamos para que ocorra um diálogo amplo e constante com a direção regional e com a base partidária em nosso estado. O PT tem projeto nacional de sociedade popular e progressista, por isso afirmamos nossa disposição de garantir o êxito na construção das políticas públicas para o nosso estado, e que a instância regional do PT da Paraíba busque dialogar e estabelecer os entendimentos para garantir a união de forças que consolide a vitória do Presidente Lula e das forças progressistas no estado.

Entendemos que a Federação Partidária, ora debatida nas instâncias nacionais e locais do PT e dos demais partidos (PSB, PV e PCdoB), muda os cenários de dinâmicas partidárias e nos remete a muitos desafios de caráter eleitoral, por isso queremos propor a convocação de um debate urgente onde analise à nova conjuntura que a Federação e seus desdobramentos nos impõem no Estado da Paraíba.

Entendemos que as instâncias partidárias devem respeitar e saudar todas as lideranças e candidaturas apresentadas até o presente momento no Estado da Paraíba, que juntos querem mudar o Brasil, avançar em um projeto de reconstrução nacional e retomada da soberania popular, com Lula na Presidência da República. Contudo, discordamos com toda e qualquer decisão monocrática em relação a candidaturas que se proponham no cenário estadual e defendemos que haja o diálogo prévio com o conjunto de filiados e filiadas, respeitando a democracia interna. O debate e deliberação das pré-candidaturas e estratégias eleitorais adotadas pelo partido devem passar tanto pela análise do Grupo de Trabalho Eleitoral, quanto pela discussão nas instâncias partidárias, como a Executiva Estadual e o Diretório Regional. Desaprovamos a metodologia que vem sendo utilizada, por pessoas que representam a minoria dos integrantes das instâncias do PT, onde decidem sobre os rumos do partido de maneira unilateral, desconsiderando a dinâmica democrática interna e os anseios dos filiados e filiadas.

Por isso nos dispomos a continuar dialogando com todos os atores políticos e partidos que demonstrarem interesse em garantir o palanque de Lula na Paraíba, concentrando os nossos esforços para fortalecer e ampliar a eleição de Lula presidente em 2022 na Paraíba. Orientamos a convocação das instâncias deliberativas do PT estadual bem como a realização de uma plenária com toda a militância petista, para discutirmos as vias políticas para as eleições 2022 de forma democrática e transparente.

João Pessoa, 20 de fevereiro de 2022.

Assinam essa nota política:

1. Arimatéia de França – Secretário Geral do PT/PB.

2. Amanda Monte – SORG JPT / Coletivo estadual de mulheres/JCNB.

3. Ademir Diniz – Coordenador do Setorial CT & TIC do PT/PB.

4. Aluska Queiroz – Integrante do Setorial LGBT do PT/PB.

5. Ana da Silva Carlos – Vice-Presidenta do PT de Itapororoca –

Suplente do Coletivo Estadual de Mulheres do PT/PB.

6. André Mendes Brasil – Filiado.

7. Dayanne de Freitas Duarte – Secretária Adjunta da JPT/JP.

8. Dayenne Barbosa de Freitas – Juventude Construindo Um Novo

Brasil.

9. Driziane Costa da Silva – Juventude Construindo Um Novo Brasil.

10. Edvaldo Miguel Alves – Dirigente estadual, coordenador

Setorial de Educação e Secretário de Finanças e Planejamento

DM/Sapé.

11. Edmilson da Silva Pequeno – Presidente DM/Sapé.

12. Eliete Alves da Silva – Professora e Filiada.

13. Emanoel Vítor Morais – Juventude Construindo Um Novo

Brasil.

14. Flávia Alcântara – Secretária de Mulheres da JPT/JP.

15. Felipe Santos – CNB/Secretário LGBT do PT/PB.

16. Igor Bento – Juventude Construindo Um Novo Brasil.

17. Jennifer de Freitas – Juventude Construindo Um Novo Brasil

18. José Ricardo Silva – Juventude Construindo Um Novo Brasil

19. Keyla Cordeiro – Integrante do Setorial LGBT do PT/PB.

20. Lucas Berto de Santana – Juventude Construindo Um Novo

Brasil.

21. Lucas Grangeiro Soares – Juventude Construindo Um Novo

Brasil.

22. Ênio Miller Costa Silva – Coordenador político de

agrupamento interno do PT/PB.

23. Lúcio André Figueiredo – Integrante do Coletivo Estadual de

Cultura do PT/PB.

24. Maria Heloísa Marinho – Sec. Mov. Populares – Executiva PT

Paraíba, Juventude Construindo Um Novo Brasil.

25. Maria de Lourdes Pordeus – Integrante do PT de Campina

Grande.

26. Maria do Socorro Pimentel – Secretária de Combate ao

Racismo PT/PB.

27. Maria Goretti da Silva – Suplente Diretório Estadual do PT/PB.

28. Mariah Marques – Membro do Coletivo Estadual de Mulheres

do PT/PB.

29. Mirella Karla Costa Silva – Executiva Municipal do PT de

Guarabira.

30. Pedro Marcos Mathias – Secretário Estadual da JPT/PB.

31. Priscila Kelly Silva – Secretária de Mulheres do PT/PB.

32. Rosa Maria Dias – Secretária de interiorização da JPT/PB –

Integrante do Diretório Municipal de Remígio.

33. Ricardo Pordeus – Integrante do PT de Campina Grande.

34. Tiago Bastos – Coletivo Estadual CT & TIC e Economia

Solidária do PT/PB.

35. Wilma Martins Mendonça – Integrante do PT/JP e professora

da UFPB.

36. Wilson Aragão – Secretário de Formação da Comissão

Provisória do PT/JP’

Do Wscom
Publicada por F@F em 21.02.2022
Tecnologia do Blogger.