Header Ads

PM de Mamanguape anuncia atendimento noturno contra a Covid-19 e final de semana 24h

Com recursos encerrados pelo Governo Federal, Prefeitura de Mamanguape mundou esquema de atendimento à covid e terá PA noturno e no final de semana 24h

Centro de Atendimento à Covid-19 (Foto: Codecom)
Mamanguape (PB) - Com os recursos financeiros de custeio encerrados desde dezembro de 2021 pelo o Governo Federal, e em razão da notável redução de casos no município verificada pela realização de testes, a Prefeitura Municipal de Mamanguape a partir do dia 03 de março munda o atendimento do Centro de Enfrentamento à COVID-19.

Com agravamento da epidemia no país em virtude da terceira onda da infecção em Mamanguape, o Centro de Atendimento Covid-19 foi mantido inteiramente com recursos próprios, como forma de garantir o acesso da população a um atendimento mais eficiente, além de acompanhamento e monitoramento dos pacientes infectados, criando e fortalecendo uma referência para esses atendimentos em um dos períodos mais agudo da pandemia.

A secretária de Finanças e tesoureira do Fundo Municipal de Saúde, Danielle Rodrigues disse que os recursos para o novo modelo de atendimento serão do próprio município. “Criamos mecanismos para atender a população com um serviço, que entendemos ser essencial.  Podemos tranquilizar o povo de ser não faltará o atendimento e o município garante os recursos para custear o modelo PA”, garantiu Danielle. 

De acordo com o secretário da Saúde, Rafael Aires, a Secretaria Municipal de Saúde de Mamanguape, ainda mantém equipe de profissionais especializados que atuarão como Pronto Atendimento diariamente no período noturno e finais de semana 24 horas, nas instalações da Unidade de Saúde da Família Santa Edwiges, realizando exames de diagnóstico da Covid 19, através da coleta de SWAB nasal, para exames de diagnóstico molecular (RT-PCR), e Teste Rápido do Antígeno (TR-AG).

Secretários Rafael Aires (Saúde), Danielle Rodrigues (Finanças), prefeita Eunice Pessoa e o vice-prefeito "Dr. Zenóbio" (Foto: Codecom)
A partir do dia 07 de março, os casos de sintomas gripais serão atendidos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de cada bairro, durante o horário de atendimento, no Pronto Atendimento. A população também conta com a unidade de referência, o Hospital Geral de Mamanguape.

A prefeita Eunice Pessoa ressaltou a necessidade de quando foi criado o Centro Covid, a época, para atender demanda diária e ajudar a desafogar o fluxo de procura no Hospital Geral Estadual. “Criamos o atendimento do Centro Covid num momento crucial para Mamanguape. Mesmo agora sem os recursos do Governo Federal, vamos transformar o atendimento, pedindo a compreensão da população para buscarem os serviços na unidade de saúde próxima de suas casas durante o dia, na necessidade ir ao PA e também ao Hospital Geral”, acrescentou a Prefeita. 

Acompanhe o Cronograma da Transição da Unidade:*

 21 a 28/02 

Informativos nas mídias sociais e rádio a respeito da mudança;

26/02 a 02/03

PA com funcionamento 24h;

03 a 06/03

USF e PA fechados para mudança e organização das salas da USF;

07/03

Abertura dos Serviços na nova configuração (PSF e PA).

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Publicada por F@F em 19.02.2022
Tecnologia do Blogger.