Header Ads

Prefeito participa da abertura da 10ª Jofem e fala dos investimentos na Educação de JP

A primeira palestra do dia foi ministrada pela professora doutora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prefeito Cícero Lucena (Foto: Sedec/Assessoria)
João Pessoa (PB) - Professores, especialistas, readaptados e gestores das escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, de forma online, na manhã desta quarta-feira (2) da abertura da 10ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), que é realizada Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O formação segue no turno da tarde, e durante toda a quinta-feira (3), pelo canal do Youtube JPEdu, endereço: https://www.youtube.com/channel/UCSSC3qCdriLw1EHN01mxjNw.

A abertura contou com a participação do prefeito Cícero Lucena que falou sobre os investimentos na educação, nos profissionais e nos alunos. “Nos próximos dias iremos entregar para os professores da rede cerca de 4 mil chromebooks e kits audiovisuais. Além disso, os estudantes receberão juntos com o material escolar um tablet com internet. Estamos reformando 45 escolas. Concedemos aos docentes, de forma antecipada, um reajuste que na prática supera o piso nacional da educação, chegando a 33,4%. Investir, capacitar e valorizar, este é o caminho para um ensino de qualidade que tanto sonhamos”, disse o prefeito.

O tema da 10ª edição da Jofem é ‘Novos cenários da educação escolar: dos desafios às possibilidades curriculares e pedagógicas em uma escola que acolhe, cuida e educa’.

“Nestes últimos anos, ficou muito mais evidente a importância e a necessidade de nos atualizarmos profissionalmente, num mundo que se redimensionou, criando novos espaços, redesenhando o tempo, por força do avanço tecnológico e seus recursos ilimitados. Somos, portanto, muito gratos aos professores e as professoras de nossa rede, reconhecemos seu importante papel para a formação ética, profissionale cultural dos nossos estudantes e das nossas estudantes”, agradeceu a secretária da Sedec-JP, América Castro. 

A primeira palestra do dia foi ministrada pela professora doutora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o tema ‘Educação escolar e a emergência do direito do aprender: indagações curriculares e pedagógicas’. A mediação foi feita pela professora doutora Patrícia Guedes Corrêa Gondim, da Sedec.

“Eu recebi com muita alegria o convite da professora Clévia Carvalho para participar dessa formação. A gente sabe que não são tempos fáceis, a gente sabe que são tempos de muitos ilusionismos, mas é preciso que a gente esteja em todos os espaços em que seja possível conversar para que possamos avançar na pré-educação que esse País nunca ofereceu para sua população”, falou a professora doutora Jaqueline Moll.

O evento segue à tarde, a partir das 14h30, com a palestra ‘A educação na cidade a partir da concepção dos territórios inteligentes e sustentáveis: currículo, docência e aprendizagem’, ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Betânia Leite Ramalho, mediada pela professora doutora Clévia Suyene Cunha de Carvalho, da Sedec.

2º dia – O evento acontece às 9h com uma mesa redonda ministrada pela professora doutora Daniele Dias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e professora mestra Priscila Dias, do setor de Tecnologia da Sedec. O tema será ‘A educação escolar sob a ótica da tecnologia educacional’. A mediação será feita pela professora mestra Luciana Dias, secretária executiva da Sedec.

Às 14h30 o tema da palestra será ‘A educação popular e o inédito viável no currículo da Educação de Jovens e Adultos’, ministrada pelo professor doutor da UFPB, Eduardo Jorge Lopes da Silva. Quem irá mediar será a professora Socorro Diniz, coordenadora da EJA/Sedec.

O encerramento será feito professora mestra Nilcione Maciel, da Escola de Formação da Sedec. Para certificação do evento será necessário o atestado da frequência em duas palestras.

Jofem – A Jornada de Formação de Educadores Municipais foi criada pela gestão de Cícero Lucena e fez uma verdadeira revolução na educação de João Pessoa, com importantes conquistas para alunos e professores. A educação é uma prioridade na gestão no sentido da garantia do direito à escolarização, com qualidade.

Da Secom-João Pessoa

Publicada por F@F em 02.02.2022

Tecnologia do Blogger.