Header Ads

Prefeitura oferece cirurgia menos invasiva no tratamento de doenças das vias biliares

As cirurgias serão realizadas duas vezes por semana em pacientes de João Pessoa e da 1ª Macrorregião de Saúde

João Pessoa realiza cirurgias (Foto: Secom)
João Pessoa (PB) - Na busca por oferecer procedimentos inovadores e com menos risco para os pacientes, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer um novo serviço à população. Trata-se da Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), realizada no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

O procedimento é indicado para o tratamento de doenças das vias biliares e é feito de maneira minimamente invasiva, sendo realizado por via endoscópica, conforme explica o médico Frederico Campos, um dos coordenadores do novo serviço. “A CPRE é uma cirurgia minimamente invasiva, sendo realizada por via endoscópica no centro cirúrgico, no tratamento e diagnóstico de doenças das vias biliares”, disse.

Podem se beneficiar desse procedimento pacientes que apresentam complicações do cálculo na vesícula, que tenham tumores, que estão com infecção grave na parte da via biliar ou na região do fígado.

Com a CPRE, destaca o médico, o município avança no tratamento dos pacientes com obstrução das vias biliares. “São pacientes que muitas vezes estão internados com quadros graves, que antigamente precisava ser feita uma cirurgia de grande porte, de alto risco e agora será feito por CPRE”, ressaltou.

Com a nova prática, o procedimento é feito com um endoscópio especial, o duodenoscópio. “Ele apresenta um calibre maior, tem um canal de trabalho também maior e uma visão lateral comparado ao endoscópio tradicional”, ressaltou.

Primeira CPRE – A primeira cirurgia de desobstrução da via biliar por Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica foi realizada com sucesso, na noite desta quinta-feira (10), no Hospital Santa Isabel, em um paciente grave, com quadro de infecção. O paciente está bem, em melhora clínica.

O serviço de CPRE no município está sendo coordenado pelos médicos especialistas na área de endoscopia, Frederico Campos e Antônio Madruga Neto.

As cirurgias serão realizadas duas vezes por semana em pacientes de João Pessoa e da 1ª Macrorregião de Saúde, encaminhados ao Hospital Santa Isabel a partir da Central de Internação Hospitalar do município.

Da Secom-João Pessoa
Publicada por F@F em 12.02.2022
Tecnologia do Blogger.