PMJP segue vacinando todos os grupos prioritários nas USFs contra gripe e sarampo
A Secretaria de Saúde ainda reforça o chamamento para que os pais e responsáveis das crianças procurem os serviços de saúde e atualizem a caderneta de vacinação de seus filhos
Ao todo são 203 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 96 Unidades de Saúde da Família. (Foto: Reprodução/Assessoria) |
“Tivemos uma considerável adesão no ‘Dia D’ mobilização e seguimos com a Campanha até o dia 3 de junho. Sobretudo é importante que as pessoas que fazem parte do grupo de risco, não deixem de procurar uma unidade de saúde próxima de sua casa para tomar a vacina”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
A Secretaria de Saúde ainda reforça o chamamento para que os pais e responsáveis das crianças procurem os serviços de saúde e atualizem a caderneta de vacinação de seus filhos. “Nesta Campanha, além de estarmos aplicando as doses de Influenza e da Tríplice Viral, que previne contra o sarampo, na oportunidade, estamos também atualizando o cartão de vacina das crianças. Os pais não podem relaxar e devem monitorar a caderneta de vacina das crianças e dos adolescentes”, completou Fernando Virgolino.
Para Influenza, a vacinação já foi ampliada para todos os grupos prioritários e, contra o sarampo, a campanha segue para trabalhadores da saúde e crianças a partir dos seis meses de idade e menores de 5 anos. As Campanhas de Vacinação são um importante chamamento, para garantir uma ampla assistência preventiva e criar um bloqueio vacinal contra doenças que estão em circulação que podem agravar e evoluir para o óbito.
Grupos de risco – Fazem parte do grupo prioritário as pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
Documentação – Para vacinação é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.
Locais para vacinação:
– Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre;
Horário: das 8h às 16h
– Unidades de Saúde da Família (USF);
Horário: das 7h às 11h e das 8h às 16h
– Policlínicas Municipais de Saúde;
Horário: das 8h às 16h
De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa para se imunizar e atualizar o cartão de vacinação.
Da Secom/JP
Deixe seu comentário