Header Ads

PMJP abre mais de 180 vagas gratuitas em capacitações na área da construção civil

Oferta ocorre por meio do programa ‘Eu Posso Aprender’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com o Senai Bayeux

Vagas são ofertadas pela PMJP (Foto: Secom-JP)
João Pessoa (PB) - A Prefeitura de João Pessoa está disponibilizando 184 vagas em seis cursos gratuitos no segmento da construção civil. A oferta ocorre por meio do programa ‘Eu Posso Aprender’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Senai Bayeux. As inscrições acontecem na próxima terça-feira (26), das 8h30 às 15h, na sede do Sine-JP. Os interessados precisam ter, no mínimo, 18 anos. Todas as atividades serão presenciais.

Serão quatro cursos básicos: Pedreiro de Reforma Geral, com 36 vagas; Pedreiro de Alvenaria, com 18; Pintor de Obras Imobiliárias, com 36; e Assentador de Revestimento Cerâmico, com mais 36. Também haverá dois cursos de aperfeiçoamento: Técnicas de Acabamento em Alvenaria, com 18 vagas; e Instalação de Motor de Portão, com 40. Todos serão ministrados na unidade do Senai, em Bayeux.

A capacitação de Pedreiro de Reforma Geral terá carga de 200 horas (aproximadamente três meses), com uma turma pela manhã e outra à tarde. É preciso ter ensino fundamental I completo. A de Pedreiro de Alvenaria será realizada à tarde, com duração total de 220 horas. O aluno precisa, ao menos, estar cursando o ensino fundamental.

Já a de Pintor de Obras Imobiliárias oferecerá turmas à tarde e à noite, com carga de 160 horas. O requisito escolar mínimo é estar cursando o ensino fundamental. A capacitação de Assentador de Revestimento Cerâmico terá vagas para os turnos da manhã e da tarde, com 160 horas de duração. A exigência é o ensino fundamental I concluído.

Aperfeiçoamento

O curso de Técnicas de Acabamento em Alvenaria só terá uma turma à noite, com 100 horas de duração. Para ele, é necessário ter o ensino fundamental I completo e comprovar certificação na área ou possuir experiência em assentador de cerâmica, pedreiro, mestre de obra ou técnicas de edificações.

O de Instalação de Motor de Portão, por sua vez, terá apenas 20 horas e vai acontecer à tarde. Os requisitos são possuir ensino fundamental I completo, certificado de eletricista básico ou de eletricista geral (predial, industrial ou segurança eletrônica).

Documentação

Para efetuar a inscrição, é preciso levar cópias do RG e do CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e certificados específicos (no caso dos cursos de aperfeiçoamento). O Sine-JP, local das inscrições, fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro.

Do Portal Correio
Publicada por F@F em 23.07.2022
Tecnologia do Blogger.