Header Ads

PMJP promove Semana da Agricultura Familiar a partir desta segunda-feira

As ações têm início na segunda-feira com a ‘Festa no Campo’, que acontecerá das 13h às 17h, no Sítio Ponta de Gramame, tendo como público-alvo as famílias dos agricultores que moram na região

Parque Parahyba I, no Bessa, receberá a Festa da Agricultura Familiar, a partir das 14h (Foto: Divulgação/Secom)
João Pessoa (PB) - A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), vai promover a Semana da Agricultura Familiar, a partir da próxima segunda-feira (25) – quando é celebrado o Dia Mundial da Agricultura Familiar. Uma vasta programação foi preparada, com atividades direcionadas para toda a sociedade e, em especial, aos produtores residentes da Zona Rural da cidade.

“A Prefeitura de João Pessoa, através do programa Eu Posso Semear, conta com várias iniciativas de assistência aos agricultores, que foram criadas nesta gestão e são desenvolvidas durante todo o ano. Então, nessa semana de tamanha importância, preparamos diversas atividades para celebrarmos juntos”, destacou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa.

O evento será realizado pelo ‘Eu Posso Semear’, programa desenvolvido pela Sedest para fomentar a agricultura familiar pessoense. As ações têm início na segunda-feira com a ‘Festa no Campo’, que acontecerá das 13h às 17h, no Sítio Ponta de Gramame, tendo como público-alvo as famílias dos agricultores que moram na região.

Para lá, foi preparada uma verdadeira confraternização, que contará com serviços de saúde gratuitos, oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS); serviços de beleza; brincadeiras para as crianças; e ainda duas rodas de conversa: uma sobre ‘Guarda responsável de cães e gatos em ambientes periurbanos e rurais’, e outra, sobre ‘Acidentes com animais peçonhentos’.

Na terça-feira (26), a programação segue em Ponta de Gramame, dessa vez, com o ‘Aprendendo no Campo’. A ação será realizada das 8h às 10h30, e destinada a cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental I, das escolas municipais Frei Albino, Nazinha Barbosa e Chico Xavier. Os estudantes terão uma experiência extraclasse, para conhecerem de perto como acontece a cadeia produtiva da agricultura familiar. A atividade contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec).

Já na quarta-feira (27), o Parque Parahyba I, no Bessa, receberá a Festa da Agricultura Familiar, a partir das 14h. Até às 19h, funcionará a tradicional Feira da Agricultura Familiar, com produtos 100% naturais, cultivados e comercializados pelos agricultores atendidos pelo Eu Posso Semear. Das 15h às 17h30, vão acontecer seis oficinas de jardinagem, cada uma com 20 minutos de duração e, a partir das 16h, oficinas de mágica e origami para as crianças. Já das 17h às 22h, funcionará uma praça de alimentação com música ao vivo.

Ao longo do evento, serão oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e SPA dos pés; e ainda acontecerá a Feirinha No Balaio, com diversos segmentos do empreendedorismo criativo, como artesanato e moda. A festa contará também com um ponto de arrecadação de alimentos não-perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Quem preferir, pode adquirir alimentos de origem orgânica no local e direcionar para doação.

A programação continuará na sexta-feira (29), com a realização da Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 12h, na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra. “Será uma semana em que, muito mais do que promover uma grande celebração para os agricultores da Zona Rural da nossa cidade, mobilizaremos a sociedade em geral na pauta da agricultura familiar, em especial, reconhecendo e valorizando o trabalho dos produtores locais”, destacou Adriano Flávio Vasconcelos, diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest.

Da Secom/ClickPB
Publicada por F@F em 25.07.2022
Tecnologia do Blogger.