Header Ads

Prefeitura de Pilõezinhos promove evento em comemoração ao Dia do Agricultor

O evento contou com doação de mudas de frutíferas, sorteios, entrega de uma máquina ensiladeira e uma grande favada

Prefeito comemora com agricultores (Foto: Ascom)
Pilõezinhos (PB) - A Prefeitura de Pilõezinhos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilõezinhos – STR, realizou na última quinta-feira (28), uma grande comemoração em alusão ao Dia do Agricultor, dia esse criado por meio do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II.

O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilõezinhos, com transmissão in loco da rádio comunitária Pilõezinhos FM. Durante o evento foram doadas 500 mudas de coco anão, maracujá, acerola e mamão havaí aos agricultores, realizado sorteios de ferramentas agrícolas, gincana para os idosos, competição de dominó, corrida, além de servida uma grande favada aos presentes.

Ocorreu também a entrega de uma máquina ensiladeira, adquirida pela Prefeitura de Pilõezinhos e que ficará disponível ao uso para os agricultores. A entrega dessa máquina sucede uma ação iniciada em 24 de julho de 2021, onde a Secretaria de Agricultura promoveu um intercâmbio com um grupo de 20 agricultores pilõezinhenses, na cidade de Arara, para que conhecessem os processos para realização de silagem, uma prática para armazenamento de forragem.

Agora, um ano depois, os agricultores já dominam a prática da silagem, e têm à disposição uma máquina que facilitará muito o processo para realização dessa técnica. O assessor da secretaria de agricultura, Joseilton Camelo, foi quem inaugurou a máquina, que ficará na sede do Sindicato e, o agricultor que tiver interesse em utilizá-la, bastará realizar o agendamento, ficando a cargo da Prefeitura o deslocamento da ensiladeira até sua propriedade rural.

Estiveram presentes durante a comemoração o prefeito Marcelo Matias, seu vice, Beto Barbosa, o secretário de agricultura José Braz, seu assessor, Joseilton Camelo, os representantes do poder legislativo Tizil e Nem Taxista, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilõezinhos, José Cabral, e demais componentes que fazem a gerência do Sindicato, bem como agricultores de todo o município.

Joseilton Camelo, assessor da Secretaria de Agricultura, destacou a importância da comemoração e a entrega da máquina ensiladeira: “Eventos como esse são importantes para mostrar que estamos de fato empenhados em desenvolver, impulsionar, estimular a agricultura familiar em nosso município, e essa entrega da ensiladeira mostra isso. Tudo iniciou com um intercâmbio, e cá estamos nós com a nossa própria máquina para realização de silagem, ou seja, quem planta, colhe”.

Da Ascom
Publicada por F@F em 01.08.2022
Tecnologia do Blogger.