Header Ads

OPINIÃO! A. SANTOS comenta retorno de Vené para base de João

A volta de Veneziano

Caríssimo (a) leitor (a);

Antonio Santos, editor de Fato a Fato (Foto: Arquivo Pessoal)
Não seria assombro algum ou “coisa do outro mundo” na atual seara política paraibana, caso o senador Veneziano Vital do Rego venha a retornar ao grupo liderado pelo governador João Azevêdo. Na política partidária, como diz o jargão popular, “até boi voa”.

Pelo que vemos, sobretudo nos afagos do Republicanos, há interesse, de forma aberta inclusive, nessa adesão, sobretudo pelo fato de Veneziano ser o “senador de Lula” na Paraíba e,  aparentemente, não se sentir confortável no bloco de oposição.

Se não no primeiro turno, mas com certeza no segundo tempo da campanha eleitoral na Paraíba, o grupo de Bolsonaro vai aderir ao candidato a governador pela oposição, juntando forças para derrotar o postulante ao Governo do Estado do bloco de João Azevêdo e, por tabela, o presidente Lula.

Antevendo isso acontecer de forma clara e cristalina, emissários da Granja Santana, leia-se integrantes do Republicanos, começam a abrir diálogo, opinar na imprensa paraibana e até admitir esforços de trazer o “cabeludo” para a chapa de João em 2026.

E o retorno de Vené só pode acontecer, caso o candidato a governador governista seja Lucas Ribeiro. Assim sendo, a senadora Daniela (mãe de Lucas) não disputaria a reeleição e abriria vaga para o presidente estadual do MDB na chapa com João Azevêdo (PSB).

O Palácio do Planalto e o presidente Lula parecem apreciar a ideia do retorno de Veneziano ao grupo governista na Paraíba. João Azevêdo ainda não opinou sobre o assunto publicamente, mas certamente não faria objeção, sobretudo se for da vontade de Luis Inácio e do PT nacional.

Ao retornar para a base governista, Veneziano impossibilitaria (ou não) de uma vez por toda as pretensões da oposição paraibana retornar ao poder. O grupo, liderado por Pedro e Efraim, perderia muita densidade eleitoral, sobretudo da parte dos prefeitos que já anunciaram votar em Vené para o Senado e no candidato a governador por ele apresentado.

Com a volta do “cabeludo” ao bloco do PSB, a chapa governista de 2026 na Paraíba seria: Lucas candidato a governador, João e Vené ao Senado e um nome do Republicanos para vice. O problema é que o partido de Hugo Motta tem tamanho e nomes para a majoritária.

Pois bem, as tratativas parecem acontecer. As opiniões favoráveis idem, inclusive de forma visíveis na imprensa. E a oposição começa a olhar pelo retrovisor, pois se continuar acenando para o Bolsonarismo paraibano e “perder” Veneziano, terá muita, mas muita dificuldade de pelo menos pensar em vencer as eleições de 2026.

Um forte e sincero abraço para todos e todes. Paz e bem!

Por ANTONIO SANTOS/Editor de Fato a Fato
Em 10.05.2025 - WhatsApp 9 9692-9040
Tecnologia do Blogger.