Header Ads

Prefeitas discutem soluções para casos de feminicídio na PB

Evento foi idealizado pelo Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup)

Reunião aconteceu em João Pessoa e teve a participação de várias mulheres (Foto: Alexandre Freire / Portal Correio)
Integrantes do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) se reuniram, nesta quinta-feira (25), em João Pessoa, para discutir o aumento de casos de feminicídio no estado. Durante o encontro, que contou com o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), prefeitas, deputadas e vereadoras, além de lideranças ligadas a entidades, debateram o assunto para tentar encontrar alternativas para o problema.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, que representa o movimento na Paraíba, se mostrou preocupada com os casos de feminicídio no estado e chamou a atenção para a necessidade dessa discussão se tornar permanente. Segundo ela, além desses encontros é preciso colocar em prática ações para combater esse mal. “Essa já a nossa segunda reunião. Na primeira discutimos os diversos casos de empoderamento e incentivo às mulheres na vida pública, agora um tema bastante atual, que são os casos recorrentes de feminicídio no estado”, destacou.

A deputada estadual, Pollyana Dutra (PSB), disse que os casos de violência contra as mulheres é algo muito preocupante, principalmente levando-se em consideração que na maioria das vezes acontecem por motivos banais. Ela lembrou que uma das causas para esta realidade é o inconformismo do homem em ver a ascensão das mulheres na sociedade. “Isso também é fruto de uma herança colonial, onde tínhamos senhores das fazenda se julgando proprietário das mulheres e controlando todos os espaços. Não há uma receita, não sabemos o que motiva tudo isso, mas o que nos preocupa é que estamos falando de crimes provocados por motivos banais”, comentou.

Apoio da Famup

O presidente da Famup, George Coelho, destacou a importância do evento e anunciou um trabalho conjunto das entidades junto às instâncias de poder para combater essa realidade com políticas públicas e ações efetivas.

Segundo ele, a causa deve ser abraçada pela classe política para que a Paraíba saia da incômoda posição que ocupa atualmente quando o assunto é violência contra as mulheres. “É preciso que todos se juntem, até porque trata-se de uma causa suprapartidária, e nós da Famup estaremos dando o apoio necessário para que essa pauta avance e seja solucionada”, arrematou.

Do Portal Correio
Publicada por F@F em 25.04.19, às 15h40
Tecnologia do Blogger.