Header Ads

CM de Pirpirituba debate falta de água; Sessão, proposta por Rúbia, é prestigiada por autoridades

Debate foi prestigiado pelos deputados Camila Toscano e Raniery Paulino, bastante elogiados por preocuparem-se com os problemas do povo

Audiência Pública, que debateu o problema da falta de água, teve a presentes de diversas autoridades (Foto: Assessoria)
A Câmara Municipal de Pirpirituba discutiu, em Audiência Pública realizada na última sexta-feira (16), o problema do desabastecimento de água na cidade em outros municípios abastecidos pela Barragem de Canafístula 1. O debate foi proposto pela vereadora Rúbia Silvestre, atual presidenta da Casa de Antonio Leopoldo Batista.

Na presença de diversas autoridades, a vereadora Rúbia, além de conduzir os trabalhos da mesa, apresentou requerimentos de sua autoria tratando do tema, a exemplo da própria Audiência Pública e da solicitação de recursos, junto aos senadores José Maranhão, Veneziano Vital do Rego e Daniella Ribeiro, para a construção de uma adutora ou um canal de transposição de água da Barragem de Araçagi até Pirpirituba.

Vereadores estiveram presentes ao debate a cobraram soluções às autoridades (Foto: Assessoria)
A sessão foi prestigiada pelos deputados Raniery Paulino e Camila Toscano. Os parlamentares foram muito elogiados pelas as autoridades e os vereadores presentes ao debate. Quem também participou da Audiência foi o engenheiro Adário Nóbrega, representando a Cagepa Regional de Guarabira.

O prefeito de Pirpirituba, Denilson Freitas (Didil – PSDB) não compareceu. Quem o representou foi o secretário de Agricultura do município, vereador licenciado Marcos Terto. A ausência do gestor pirpiritubense foi criticada por pessoas presentes à sessão, sobretudo por se tratar de um tema (água) de grande importância para a população.

Vereadores de situação e oposição se uniram em torno de uma solução para o problema da falta de água (Foto: Assessoria)
A Barragem de Canafístula 1, que abastece Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Lagoa de Dentro e Serra da Raíz, esteve com menos de dez por cento de seu nível, o que provocou racionamento. Agora, segundo o engenheiro Adário Nóbre (Cagepa de Guarabira), o nível está em 25 por cento e dá para abastecer a população pirpiritubense até abril de 2020.

Deputada Camila Toscano prestigiou a Audiência Pública e se disse preocupada com a situação das cidades afetadas (Foto: Assessoria)
Mesmo com a atual situação, a vereadora Rúbia disse que vai continuar cobrando das autoridades solução definitiva para o problema da falta de água em Pirpirituba. “A Cagepa apresentou algumas sugestões para, a longo prazo, tentar resolver a questão, mas tudo depende de estudos técnicos e muito dinheiro”.

Engenheiro Adário Nóbrega representou a Cagepa Regional do Brejo na Audiência Pública (Foto: Assessoria)
O diretor da Cagepa Adário Nóbrega disse que há a perspectiva de um estudo, a ser realizado na superintendência em João Pessoa, para a construção de uma adutora de Araçagi para Pirpirituba, mas tudo isso depende de análises técnicas e, por conseguinte, muito dinheiro.

A Audiência Pública foi prestigiada também por representantes das cidades afetadas pela falta de água, os vereadores de Pirpirituba Carlinhos Simões, Batatinha, Dorinha Paulino, Josinaldo Jorge, Júnior Bento e Pedro de Carma e a presidenta da Casa, Rúbia Silvestre.

Da Redação/Fato a Fato com Assessoria
Em 18.08.19, às 21h45
Tecnologia do Blogger.