Header Ads

Nonato é denunciado em esquema de corrupção; Secretário emite nota e nega

O inquérito policial foi arquivado e só agora esclarecido com a denúncia do Gaeco, que indica o dinheiro como uma das remessas de propinas pagas pela empresa Bernardo Vidal Advogados

Secretário de Comunicação Nonato Bandeira (Foto: Da Net)
Recém chegado ao cargo, o atual secretário de Comunicação do Governo do Estado, Nonato Bandeira, acaba de deixar o governador João Azevedo em “saia justa”.  Segundo denúncia do Gaeco, em 2011, quando também foi secretário de Comunicação do então governador Ricardo Coutinho (PSB), Nonato Bandeira teria sumido com provas do caso que ficou conhecido como “Mensalão da Paraíba”, retiradas por Aracilba da Secretaria de Segurança do Estado.

Em delação premiada ao Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba, Livânia Farias entregou o esquema marcado pela a apreensão de R$ 81 mil, no dia 30 de junho de 2011, em uma blitz.

Policiais interceptaram um automóvel que transportava o dinheiro, junto a uma folha de papel com as letras iniciais, que indicariam que seria destinado a auxiliares do Governo do Estado, entre eles o ex-procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro; a ex-secretária de Administração, Livânia Farias; o irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho, e a Laura Farias, ex-servidora da PGE. A apreensão ocorreu, na BR-101, em João Pessoa.

O inquérito policial foi arquivado e só agora esclarecido com a denúncia do Gaeco, que indica o dinheiro como uma das remessas de propinas pagas pela empresa Bernardo Vidal Advogados.

Ocultação de provas

Após a apreensão do dinheiro, o grupo teria agido para apagar provas. Gilberto Carneiro teria acionado José Vandalberto de Carvalho, que ocupava cargo de assessor especial da Procuradoria-Geral do Município, para no dia 4 de julho de 2011, assinou o termo de entrega dos objetos e documentos apreendidos, mas esse material nunca foi para o suposto investigado.

De acordo com as investigações, no mesmo 4 de julho, a então secretária do Município de João Pessoa, Aracilba Rocha, compareceu à Secretaria de Segurança, acompanhada de Livânia, e recolheu parte do material apreendido pela polícia e que deveria compor o inquérito, que foi repassado pelo então secretario-executivo de Segurança Pública, Raimundo Silvany.

O celular teria, segundo revelado por Livânia Farias em delação, deu-se porque o condutor do veículo, proprietário do aparelho, o teria utilizado para contatar Gilberto Carneiro logo após a abordagem da Polícia Civil. O material foi levado por Aracilba Rocha e Livânia para a sede da Rádio Tabajara, tendo sido entregue ao então secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira. Daí, os documentos e o celular foram suprimidos.

Em nota, Nonato Bandeira nega envolvimento em crime denunciado pelo Gaeco

Segundo denúncia do Gaeco, em 2011, quando também foi secretário de Comunicação do então governador Ricardo Coutinho (PSB), Nonato Bandeira teria sumido com provas do caso que ficou conhecido como “Mensalão da Paraíba”, retiradas por Aracilba da Secretaria de Segurança do Estado.

Nota

*NOTA DE ESCLARECIMENTO*

Diante do que vem sendo noticiado desde a tarde de ontem, acerca da suposta prática de ocultação de documentos para beneficiar terceiros, esclareço o seguinte:

1. Não há contra a minha pessoa acusação de desvio de recursos públicos ou de corrupção.

2. Nunca, em tempo algum, estive reunido com qualquer pessoa nas dependências da rádio Tabajara, ou em outro lugar, para ocultar prova ou impedir a investigação de crimes de que sequer sou acusado;

3. Estranho que só agora meu nome apareça neste rumoroso caso, exaustivamente denunciado à época pela imprensa e apurado pelas autoridades competentes;

4. Por fim, coloco-me à inteira disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários, a fim de que a verdade seja restabelecida.

João Pessoa, 5 de setembro de 2019.

Nonato Bandeira
Secretário de Comunicação do Estado

Do Paraíba Rádio Blog
Publicada por F@F em 05.09.19, às 15h51
Tecnologia do Blogger.