Header Ads

Coronavírus: China tem mais de 420 mortes e 19,5 mil casos confirmados

Província de Hubei apresentou 2.345 novas infecções entre domingo (2) e segunda-feira (3)

Mulher faz compras com bebê usando máscara em Pequim, em meio à epidemia de coronavírus na China (Foto: Tingshu Wang/Reuters)
A província de Hubei teve 2.345 novas infecções por coronavírus desde o domingo (2), diz comunicado do governo chinês. Como esses novos registros, a China tem pelo menos 425 mortes e 19,5 mil casos confirmados da doença.

Situação na província de Hubei:

13.522 casos no total
10.990 estão em tratamento no hospital
58.544 pessoas em observação

Até a noite desta segunda-feira (3), 23 países e a China tinham confirmado infecções pelo 2019 n-CoV. No final de semana, as Filipinas confirmaram a primeira morte devido à doença.

Suspeitas no Brasil

O Brasil investiga 14 casos suspeitos do novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Nenhuma infecção foi confirmada. Desde o início do monitoramento do Ministério da Saúde, o Brasil já descartou ao todo 13 suspeitas.

Entre os 14 casos suspeitos, 11 deles estão passando pela etapa de testes para vírus comuns, como o influenza. Caso um vírus já conhecido no Brasil seja detectado, a chance de o paciente ter coronavírus é descartada.

Outros três casos já deram negativo para doenças comuns e, agora, estão em um teste específico apenas para o 2019 n-CoV.

Recomendações

Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.

Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.

Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.

Do G1
Publicada por F@F em 03.02.2020, às 21h10
Tecnologia do Blogger.