Header Ads

Mulher é imobilizada por PM com criança no colo em Itabira; VÍDEO

Pelas imagens, é possível ver que o militar coloca o joelho no pescoço dela, que cai no chão com a criança ainda no colo

Mulher com criança no colo (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Rio de Janeiro (RJ) - Um vídeo que circula nas redes sociais desde a noite desta sexta-feira (5) mostra uma mulher, de 18 anos, sendo imobilizada por um policial militar enquanto estava com uma criança no colo.

CONFIRA: Assista aos vídeos da ação da PM

O caso ocorreu no centro da cidade de Itabira, na Região Central de Minas. Nas imagens, o policial é visto aplicando um golpe para imobilizar a mulher. Ele coloca o joelho no pescoço dela, que cai no chão com a criança ainda no colo (veja vídeo acima).

Nas redes sociais, muitas pessoas associaram as imagens ao caso de George Floyd, nos Estados Unidos, morto após ser imobilizado de forma semelhante pela polícia.

A mulher é mãe das duas crianças que aparecem no vídeo. O filho mais velho tenta defender a mãe durante a abordagem, mas é impedido por um dos PMs.

O vídeo gerou revolta nas redes sociais. Pelo Twitter, usuários afirmaram que a ação foi violenta e que faltou treinamento por parte dos militares. Em nota, a Polícia Militar (PM) disse que a criança não sofreu nenhuma lesão.

De acordo com a PM, a mulher e o companheiro, de 25 anos, foram presos por porte ilegal de armas.

Ao g1, a primeira-dama da cidade, Raquell Guimarães, explicou que familiares estavam próximos no momento da abordagem e ficaram responsáveis pelas crianças após a prisão dos pais.

"Busquei contato com o Conselho Tutelar assim que vi as imagens, minha preocupação são as crianças", disse Raquell.

"O que tive como resposta é que ali no local da abordagem existiam familiares, a mãe não estava sozinha. Não foi necessário que o Conselho fosse acionado no primeiro momento, já que os próprios familiares ficaram com as crianças", afirmou.

Segundo a primeira-dama, os dois meninos estão relativamente bem e serão assistidos pela Secretaria de Ação Social do município.

Ao g1, Secretaria Municipal de Assistência Social disse, em nota, que fez o acionamento do Conselho Tutelar no início da manhã deste sábado "para preservar os direitos dos menores envolvidos. Eles estão em contato com os órgãos de segurança para ter todos os detalhes deste caso".

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que a ocorrência foi destinada à Central de Plantão Digital e, até o momento, ainda não foi recebida.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itabira publicou nota na manhã deste sábado afirmando "preocupação" com a abordagem policial usada contra a mulher, e que a Diretoria e a Comissão de Direitos Humanos já estão acompanhando o caso.

"Operações de enfrentamento ao crime são necessárias, mas devem ser feitas com inteligência, prudência e planejamento. Salientamos que o norte permanente da atuação das forças de segurança deve ser a preservação de vidas, inclusive a dos próprios policiais", diz a instituição.

"Independente das circunstâncias, as forças de segurança devem cumprir suas funções respeitando o universo de direitos e garantias fundamentais previsto na Constituição Federal. Nunca será aceitável que um braço do Estado opere acima das leis", finaliza a OAB-MG.

Nota da Polícia Militar na íntegra

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que no início da noite dessa sexta-feira (05/11/21), na cidade de Itabira, região Central de Minas, realizou a prisão em flagrante de um casal por porte ilegal de arma de fogo e munições.

Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições calibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la.

Além da arma de fogo e das munições, uma touca ninja também foi apreendida com o casal.

Sobre a atuação policial, a PMMG esclarece ainda que os fatos serão apurados pela instituição em procedimento administrativo.

Do g1
Publicada por F@F em 06.11.2021
Tecnologia do Blogger.