Header Ads

Deputado Raniery Paulino luta pela reinclusão de 10 cidades do Brejo ao semiárido

Parlamentar recorre aos deputados federais para solucionar delimitação da região semiárida da Paraíba

Deputado Raniery Paulino apela ao governador e aos deputados federais da Paraíba (Foto: Reprodução)
João Pessoa (PB) - Após resolução da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), alterando a saída de 10 cidades do semiárido, o deputado estadual Raniery Paulino apresentou ao governador João Azevedo, à bancada de deputados federais do Estado da Paraíba e ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para que corrija os equívocos na delimitação da região semiárida, alterada por meio da Resolução no150/2021.

O Conselho alterou a delimitação da região semiárida brasileira, excluindo 50 municípios, dentre eles 10 municípios paraibanos: Lagoa de Dentro, Borborema, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho, Cuitegi, Duas estradas, Pilões, Pilõezinhos e Pirpirituba.

Para Raniery, trata-se de uma medida equivocada, injusta, desigual, que retira diversos benefícios, inibindo políticas públicas. ” Os municípios excluídos do semiárido enfrentam um período de seca prolongada, desabastecimento de água, sendo socorridos através de carros pipa. Todos os dias a imprensa estadual relata o sofrimento das famílias, provocado pela ausência de chuvas e o colapso das barragens”, argumentou. ” Portanto, a Sudene precisa reparar esse desacerto, uma vez que os 10 (dez) municípios paraibanos atendem aos critérios técnicos e científicos em vigência, cuja deficiência hídrica é pública e notória”, finalizou.

Nesse contexto, o parlamentar sugeriu que seja corrigido e revisado esse novo Mapa do Semiárido brasileiro, corrigindo os estranhos critérios de corte dos municípios

paraibanos, sobretudo porque esses mesmos métodos não foram adotados para outras jurisdições com as mesmas características, permanecendo na lista atual de inclusão do semiárido.

Do Acesso Política com Fato a Fato
Publicada por F@F em 02.03.2022
Tecnologia do Blogger.