Header Ads

João participa da inauguração da reforma do Palácio da Justiça, em JP

Governador João Azevêdo participou de entrega das obras de restauração do prédio do Palácio da Justiça, em João Pessoa

Governador falou durante evento (Fotos: José Marques)
João Pessoa (PB) - O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (30), em João Pessoa, da solenidade de inauguração da primeira etapa das obras de restauração do Palácio da Justiça. A intervenção é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), e o Tribunal de Justiça e recebeu investimentos superiores a R$ 11,2 milhões, representando mais uma iniciativa de preservação do patrimônio público no Centro Histórico da Capital paraibana. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que a restauração do Palácio da Justiça representa um resgate histórico. “Nós chegamos a esse momento porque construímos uma relação de harmonia, de diálogo e respeito entre os Poderes Executivo e Judiciário, e a restauração do prédio do Palácio da Justiça é fruto dessa parceria. Esse é um esforço do Tribunal de Justiça, do Governo da Paraíba para que pudéssemos preservar a nossa história, oferecendo à população a oportunidade de conhecer tantas obras que têm no local”, frisou. 

 Ele também destacou o empenho do governo para restaurar os prédios históricos e citou as obras do Palácio da Redenção, que será transformado no Museu da Paraíba. “As obras já foram iniciadas e vamos disponibilizar ao povo paraibano mais um museu, com a preservação da nossa história, da nossa origem e da nossa cultura porque lá também é a casa do povo”, acrescentou.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, agradeceu a parceria com o Governo do Estado para a viabilização da obra, resultado do esforço conjunto entre os Poderes para assegurar a reabertura do prédio púbico. “Essa solenidade ficará registrada na história de alegrias e realizações do Poder Judiciário, reabrindo as portas de um monumento histórico tombado e pertencente ao povo paraibano. Esse é um momento glorioso para a nossa Corte de Justiça e destaco o agradecimento ao governador João Azevêdo pela inestimável consideração, parceria e zelo pelo patrimônio histórico, bem como à Suplan pela eficiência do trabalho realizado”, afirmou. 

A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, ressaltou a satisfação do órgão de executar a obra que integra o patrimônio histórico de João Pessoa. “Esse é um prédio que tem mais de 100 anos de construção e fazer uma obra de restauração não é uma coisa simples, mas é um trabalho minucioso e detalhista e conseguimos entregar algo tão bonito. Esse foi um serviço que nos deu expertise, treinamos profissionais e tivemos apoio do Iphaep e dos servidores do Tribunal de Justiça”, comentou. 

Dentre os ambientes contemplados com as obras estão o Salão Nobre, museu do Tribunal Pleno, memorial, galeria de desembargadores e a cripta do presidente Epitácio Pessoa. A Suplan ficou responsável pela execução das obras, enquanto o Tribunal de Justiça pelo aporte dos recursos financeiros. 

O vice-governador Lucas Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; o prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio Neto; dentre demais autoridades do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e auxiliares da gestão estadual prestigiaram a solenidade.

Da Secom-Paraíba
Republicada por F@F em 30.01.2023
Tecnologia do Blogger.