ASSISTA! Contador explica a dedução de saúde no Imposto de renda 2024
Os custos com medicamentos comprados em farmácias, por exemplo, não entram na lista
Contador Johnatas Queiroz (Foto: Reprodução) |
Segundo Queiroz, a dedução de saúde no Imposto de Renda contribui para o aumento da restituição ou a diminuição dos impostos a pagar. Ainda conforme o contador, a boa notícia é que não há limite de valor no abatimento do imposto nesta categoria se for entregue ao Fisco a declaração de IR no modelo completo.
Ele diz que os custos com tratamentos de saúde, médicos de qualquer especialidade, dentistas e hospitais podem ser declaradas, no entanto, nem todos os gastos são aceitos pela Receita.
Os custos com medicamentos comprados em farmácias, por exemplo, não entram na lista. De acordo com Johnatas, o contribuinte pode declarar a própria despesa médica no Imposto de Renda, bem como gastos em saúde de dependentes e alimentandos
Despesas médicas dedutíveis no IRPF
Plano de saúde médico e odontológico
Consultas e tratamentos com médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais
Exames de laboratório e radiologia em clínicas ou laboratórios
Internações e cirurgias em hospital
Quais gastos com saúde não são dedutíveis no IR
Remédios comprados em farmácias
Compra de lentes de contato e óculos
Vacinas
Finalizando, o contador afirma que para declarar todas as contas que entram na lista do Fisco como despesas tributáveis, o contribuinte deve ter notas fiscais e recibos que comprovem os pagamentos.
"É de suma importância ter um planejamento para uma entrega eficaz e sem contra tempo", conclui.
Veja vídeo com as explicações
Deixe seu comentário