Header Ads

Hugo Motta quer ampliar poder de líderes nas comissões

Atualmente, os presidentes das comissões são eleitos e têm mandato garantido por todo o ano legislativo

Hugo Motta (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
João Pessoa (PB) - Em meio aos impasses para a instalação das comissões permanentes na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), sugeriu, em reunião com lideranças partidárias, uma mudança no regimento interno para aumentar os poderes dos líderes. De acordo com o Valor Econômico, eles passariam a centralizar as indicações dos presidentes dos colegiados e também teriam a prerrogativa de substituir os nomes indicados a qualquer momento.

Com a sugestão – que ainda não avançou para nenhum tipo de negociação -, as eleições que definem as presidências das comissões deixariam de acontecer. Um dos objetivos é reduzir disputas internas nos partidos e o surgimento de postulações avulsas para esses cargos, que poderiam “tumultuar” o processo.

Atualmente, os presidentes das comissões são eleitos e têm mandato garantido por todo o ano legislativo. Com a eventual mudança do regimento, o líder poderá substituir o escolhido para comandar o colegiado em qualquer momento, caso a conduta do parlamentar não seja condizente com a cartilha do partido que o indicou.

Após a reunião de líderes, Motta confirmou que colocou o tema “na mesa” e que terá uma reunião com os líderes partidários para tratar exclusivamente da matéria. A proposta dividiu os líderes durante a reunião, o que fez com o presidente da Casa decidisse que o assunto fosse tratado em um novo encontro, futuramente.

Do Portal da Capital
Em 17.02.2025
Tecnologia do Blogger.