Header Ads

Prima, do Governo da PB, participará de encontro em Salvador

Prima está presente em 14 municípios paraibanos e disponibiliza aulas sobre 19 instrumentos musicais diferentes

Prima é programa do Governo da Paraíba (Foto: Secom-PB) 
João Pessoa (PB) - O Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima) vai participar do Encontro Ibero-americano de Gestores de Orquestras Sociais e Juvenis, que ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro, em Salvador (BA). Política pública do Governo da Paraíba, o Prima é realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria de Estado da Educação, com foco na promoção da inclusão social e democratização do acesso à arte por meio do ensino coletivo de música voltado para crianças e adolescentes.

Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura, reforça que o Prima é um programa revolucionário, que leva música aos estudantes da rede pública de ensino e contribui para inclusão social dos jovens paraibanos, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social. “O Prima é um projeto transformador que vai muito além do ensino musical. Ao longo dos anos, o programa já permitiu que muitos dos seus estudantes ganhassem novas oportunidades, ingressando na universidade, virando professores e se profissionalizando como musicistas”, ressaltou Pedro Santos.

O diretor de gestão do Prima, Milton Dornellas, foi convidado para participar do encontro, pelo coordenador de Ópera e Música de Concerto, Deivison Branco, da Fundação Nacional de Artes, instituição ligada ao Ministério da Cultura. “A participação no encontro será um modo de compreender como outras localidades brasileiras estão praticando esse fazer, como os outros países exercitam esse fazer. Apresentaremos os nossos bons resultados e aprenderemos com os bons resultados que lá serão mostrados. Creio que é uma pretensão mais ousada da Funarte/Minc essa troca de experiências do continente latino-americano e caribe, como oportunidade para uma escuta dessas vivências e possível implementação de política pública em nível nacional. E o Prima está no radar”, afirmou Milton Dornellas.

Prima – Os objetivos são o fomento ao exercício da cidadania de seus integrantes, a promoção da inclusão social, a democratização do acesso à arte, a difusão da música em sua diversidade e o desenvolvimento humano, por meio do ensino coletivo de música com formação de orquestras e outros grupos musicais voltados para crianças e adolescentes. Atualmente, o Prima está presente em 14 municípios paraibanos e disponibiliza aulas sobre 19 instrumentos musicais diferentes. Podem participar do Prima, estudantes regularmente matriculados no ensino secundário que tenham pelo menos sete anos de idade.

Fonte: Secom/GOVPB
Em 26 de setembro de 2025 
Tecnologia do Blogger.