Header Ads

Denise Ribeiro participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Durante o evento, a primeira-dama de Sape defendeu ações de segurança alimentar

Congresso ocorre em Brasília (Foto: Assessoria)
Sapé (PB) - A secretária de Desenvolvimento Social de Sapé, Denise Ribeiro, está participando da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontece até esta quarta-feira, 1º de outubro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência marca a retomada, após quase dez anos, da principal instância de participação social para a construção das políticas de igualdade de gênero no Brasil. 

Representando Sapé e a Paraíba, a secretária Denise Ribeiro destacou a relevância do encontro e defendeu mais ações de segurança alimentar para as mulheres que que estão em vulnerabilidade social, que possuem a responsabilidade de serem provedoras do lar. “Participar da conferência é uma oportunidade única de dar voz às mulheres da nossa cidade e do nosso estado. Esses debates devem se transformar em políticas públicas concretas que impactem diretamente nossas vidas. Por isso, é fundamental estarmos aqui, contribuindo para construir um país mais justo e igualitário, garantindo mais oportunidades e direitos para todas nós”, afirmou.

O evento reúne mais de 4 mil participantes de todo o país, mobilizadas em etapas municipais, estaduais, regionais e livres. Organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com apoio da Fiocruz, a 5ª CNPM é um espaço democrático de escuta, pactuação e controle social, reafirmando o compromisso do Governo Federal com a cidadania, a democracia participativa e os direitos das mulheres em toda a sua diversidade. 

Entre os debates centrais, estão pautas prioritárias para a agenda feminina, como autonomia econômica, justiça de gênero e étnico-racial, mulheres e mudanças climáticas, violência política, saúde e educação. Também foram discutidos temas como violência contra as mulheres e equidade salarial, que seguem como grandes desafios a serem enfrentados no país.

Eleições 2026 – Um dos pontos de destaque foi a manifestação de grande parte das participantes em disputar cadeiras nas Assembleias Legislativas em 2026, reforçando a importância da presença das mulheres na política e na ocupação de espaços de poder, condição vital para o fortalecimento da democracia brasileira. 

Segundo Denise Ribeiro, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres consolida-se como um marco de escuta ativa e de representação plural na luta por mais direitos e conquistas para todas as mulheres do Brasil.

Fonte: Assessoria
Em 02.10.2025
Tecnologia do Blogger.