Header Ads

Em carta, Cabo Gilberto pede extradição de Carla Zambelli

A deputada foi presa em Roma no final de julho, depois de foragida por dois meses

Deputado Cabo Gilberto (Foto: Reprodução/Instagram)
João Pessoa (PB) - Filho da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), João Zambelli, está realizando novos esforços pela causa da mãe (que está presa desde 29 de julho, na Itália): ele pede que outros membros do Parlamento escrevam cartas à primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, para pedir que não extraditem a deputada que ficou foragida por dois meses.

Cabo Gilberto (PL-PB) foi um dos deputados que escreveu para as autoridades italianas. Outras três cartas foram acessadas pelo R7 Planalto: Luiz Lima (Novo-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e Filipe Martins (PL-TO). Os parlamentares alegam, nos textos, que Carla Zambelli é vítima de perseguição política no Brasil.

A deputada foi presa em Roma no final de julho, depois de foragida por dois meses. Ela deixou o Brasil duas semanas após ser condenada pelo STF pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. Em outubro, o Ministério da Justiça da Itália se manifestou a favor da extradição da deputada. O procedimento, porém, ainda segue em andamento. Na Câmara, ela enfrenta um processo de Cassação.

O que dizem as cartas

Apesar disso, os colegas parlamentares de Zambelli se manifestaram e acataram o pedido do filho de Zambelli. Bia Kicis afirma que a detenção da deputada “silencia a voz de quase um milhão de eleitores” e caracteriza um ataque à representação democrática e aos direitos políticos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já Filipe Martins sustenta que enviar Zambelli de volta ao Brasil poderia “validar um processo marcado por dúvidas sobre imparcialidade e respeito ao devido processo legal”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Em 24 de novembro de 2025
Tecnologia do Blogger.