Header Ads

Governo da PB entrega alimentos a 35 entidades da Grande João Pessoa

Produtos foram arrecadados no 41º Salão de Artesanato Paraíba

Entrega ocorreu nesta sexta-feira, 6 (Foto: Adilson Barbosa)
João Pessoa (PB) - A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, participou, nesta sexta-feira (6), da entrega dos alimentos arrecadados durante o 41° Salão do Artesanato, realizado de 9 de janeiro a 1° de fevereiro, numa megaestrutura na orla de João Pessoa. A solenidade de entrega dos alimentos, ocorrida no Espaço Cultural, foi marcada por diversas homenagens das entidades à primeira-dama, que idealizou o Projeto Salão Solidário — a população é estimulada a doar um quilo de alimento não perecível para entrar no Salão do Artesanato (Ingresso Solidário).  

O 41° Salão do Artesanato bateu um recorde em vendas, com mais de R$ 4,5 milhões comercializados, mas também em solidariedade — foram doados, pela população paraibana e pelo turista que visitaram o evento, cerca de 10 toneladas de alimentos, o equivalente a 14.774 itens. Por isso, o número de entidades beneficiadas com as doações dobrou — saindo de 17, em 2025, para 35 neste ano. 

Em seu discurso, a primeira-dama destacou: "Hoje é um dia de grande celebração para nós que fazemos o Programa do Artesanato Paraibano. Comemoramos não apenas o recorde de vendas no 41° Salão do Artesanato, que chegou a quase R$ 5 milhões, mas também o número de alimentos arrecadados, que totalizou 10 toneladas — nossa alegria vai mais além, porque esse montante nos permitiu dobrar o número de entidades beneficiadas, fazendo com que muitas dessas entidades recebam pela primeira vez", disse.

"Em uma só oportunidade, tivemos a condição de aquecer a nossa economia, oferecer aos turistas mais uma opção de lazer e proximidade com a nossa cultura e de exercer a nossa solidariedade. É o Estado cumprindo, mais uma vez, a sua principal missão, que é cuidar das pessoas, como sempre falam o governador João Azevêdo e o nosso vice-governador Lucas Ribeiro", acrescentou Ana Maria Lins, momento em que agradeceu a parceria com a segunda-dama Camila Mariz e a todo o time do Governo, a exemplo de Rosália Lucas (Setde), Pollyanna Werton (Desenvolvimento Humano) e Marielza Rodriguez, gestora do PAP.  

A segunda-dama Camila Mariz observou que a entrega dos alimentos arrecadados no 41° Salão do Artesanato fortalece a marca da gestão do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro. "O dia de hoje é o resultado de um trabalho feito com muito carinho e muito amor e representa a marca da gestão do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro, que é priorizar e colocar os interesses coletivos acima dos interesses individuais — esse trabalho é muito bem feito pelo Programa do Artesanato Paraibano. O Salão é um evento que dá oportunidade ao artesanato, mas também usa esse momento para abençoar outras vidas. Como diz o Evangelho, há maior alegria em dar do que receber. E a alegria da solidariedade é a que a gente enxerga no dia de hoje", externou, ocasião em que, emocionada, destacou a sensibilidade da primeira-dama Ana Maria Lins para as causais sociais e no relacionamento diário com as pessoas. 

O secretário-executivo do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rinaldo Maranhão, que representou a secretária Rosália Lucas, disse que a doação dos alimentos simboliza o bom momento vivido pela Paraíba, que tem permitido a gestão do governador João Azevêdo ter um olhar para cada segmento da sociedade paraibana. "Pela primeira vez, o Salão do Artesanato consegue um número tão alto de alimentos doados. É uma doação que as pessoas que visitaram o evento fizeram de forma espontânea, sem forçação de barra — essa é a característica da gestão do governador João Azevêdo, que não impõe, que respeita as pessoas e a vontade do povo. Por isso, tem condições de dar respostas às mais variadas necessidades da nossa população. Hoje, numa grande parceria com a sociedade, estamos fazendo essas doações, mas também está em execução uma grande obra, que é a Ponte do Futuro e que vai mudar a nossa realidade", comentou. 

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, evidenciou a importância das doações. "A gestão do governador João Azevêdo tem muitas obras importantes — na Saúde, tem hospitais; na Infraestrutura, tem a Ponte do Futuro. Certamente essas doações vão mudar a vida de muitas famílias — e mudar a vida das pessoas é a obra mais importante. E é o que temos feito. Vamos inaugurar, por exemplo, a maior rede de restaurantes populares da história da Paraíba", exemplificou. 

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, observou: "A gestão do governador João Azevêdo é extremamente compartilhada. Essa ação social, que é do Programa do Artesanato Paraibano, que por sua vez está vinculado à Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, que é responsável por toda a logística dos alimentos. O Projeto Salão Solidário foi criado pela presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, dentro daquilo que é o Salão do Artesanato — um evento socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto", acrescentou. 

Solidariedade em dobro — O Projeto Salão Solidário bateu um recorde em arrecadação, com mais de 14,7 mil itens — cerca de 10 toneladas de alimentos não perecível. Com isso, foi possível também dobrar o número de entidades beneficiadas em relação a 2025 — saindo de 17, naquele ano, para 35 este ano, contemplando instituições que nunca receberam. 

Esse é o caso da Fundação Carmine D'Aloia, que atende famílias carentes de Santa Rita, município da Grande João Pessoa. "Essas doações chegaram em boa hora. Temos um importante trabalho com crianças e adolescentes carentes da nossa comunidade e estamos muito felizes por estarmos sendo contemplados pela primeira vez. Essa ajuda vai fazer uma grande diferença", agradeceu. 

Presidente do Instituto São José, que mantém o Hospital Padre Zé, da Fundação São Padre Pio e também da Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem), o padre George Batista foi enfático ao falar das doações. "Deus é providente, porque a Fundação São Padre Pio e o Hospital Padre Zé já estavam organizando uma campanha de doação de alimentos. E ações como esta nos estimulam a continuar a trabalhar em prol do terceiro setor, esse braço tão importante do Estado", disse.  

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Zenaide Carvalho, externou gratidão pelas doações recebidas. "Esses alimentos vão fazer grande diferença, porque servimos cinco refeições todos os dias de excelente qualidade. Nós agradecemos de coração a todos que fizeram essas doações, que vão nos possibilitar atender ainda melhor as mulheres que precisam ser acolhidas na nossa casa, vindas dos mais diversos municípios", disse.

O pastor Júnior Meireles é presidente da Missão Batista Abrace, que acolhe dependentes químicos na Região Metropolitana de João Pessoa — o trabalho se dá em duas frentes: na desintoxicação e na ressocialização. "Hoje, atendemos 50 homens em vulnerabilidade social por conta da dependência química. Essas doações vêm fortalecer ainda mais o trabalho que temos realizado com êxito. A palavra é gratidão", afirmou.  

Entre as entidades contempladas, a Casa da Criança com Câncer, Projeto Beira da Linha, Lar da Providência Carneiro da Cunha, Instituição de Longa Permanência São Vicente de Paula e a Associação Integrada Mães de Autistas (A-ima). "É com grande alegria que recebemos essas doações e que vão fazer uma grande diferença na vida das mães das nossas crianças. São pessoas que não podem trabalhar para poder tomar conta dos seus filhos e que precisam muito desse apoio", concluiu a presidente da A-ima, Elaine Araújo, ao agradecer a oportunidade que a associação teve, mais uma vez, para expor no Salão do Artesanato.

Confira as entidades contempladas 

Fonte: Secom/Paraíba
Em 06 de fevereiro de 2026
Tecnologia do Blogger.