Header Ads

OPINIÃO! "Existe no Brasil Uma Corrupção Legal, Sabe Qual?", escreve Professor Jorge

Existe no Brasil uma corrupção legal. Sabe qual?

Professor Jorge Lucena (Imagem: Fato a Fato)
Parece até uma piada, mas se trata da mais pura verdade, antes de explicar de forma mais clara, vamos fazer uma espécie de análise sobre o atual momento da política nacional. Vários políticos receberam grandes quantidades de numerários, doados por empresas na forma de apoio as diversas campanhas por todo Brasil por vários anos, o problema é que esses valores não eram declarados a receita federal, omitindo dessa forma a verdadeira origem desses valores.

Perante a nossa justiça, esse tipo de investimento sem a devida declaração é crime, e trata-se de uma espécie de trapaça, denominada de caixa dois, a origem de grande parte desses recursos, eram de acordos de negócios ilegais, que tinham a participação dos políticos beneficiados na intermediação desses negócios, além desses, outros vários motivos que inclusive a polícia federal e o ministério público a cada dia que passa, trazem a tona novas irregularidades descobertas nas suas investigações.

Tudo isso que citamos anteriormente, denominamos de corrupção, onde, políticos recebem benefícios para intermediar e ou favorecer a terceiros, utilizando para isso, os seus cargos e posições que ocupam dentro da política nacional. Diante desse fato, por que não considerar os acordos dentro dos parlamentos, envolvendo compras de apoio, de bases governistas no sentido de obter maioria, na votação de determinados projetos expostos em votação, não se tratar de ato de corrupção? Dessa forma o voto consciente é cerceado diante da proposta de benefícios, oferecidos ilicitamente por bases governistas que a imprensa nacional divulga quase todos os dias nos telejornais. Por não sofrer nenhum tipo de repúdio da justiça, apesar do pleno conhecimento de todos, é que chamo essa ação de corrupção legal.

Essa é uma iniciativa, que apesar de não parecer ilegal diante de nossa justiça, possui as mesmas características da atual corrupção, que esta entranhada em nosso País, destruindo e estraçalhando as riquezas de nosso povo. Fica a proposta de se colocar em debate tal assunto no sentido de modificar se possível a nossa legislação, a proibir esse tipo de corrupção interna dentro dos parlamentos, acabando de vez com essa corrupção legal.

Por Jorge Lucena dos Santos (professor, articulista de Fato a Fato)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.