Header Ads

Onda de calor deixa 17 pessoas mortas no Canadá

Destas mortes, 12 aconteceram em Montreal, informou a diretora regional de saúde desta cidade

Temperatura chegou a 34 graus (Foto: MaisPB)
Ao menos 17 pessoas morreram em Quebec devido à onda de calor que atinge a parte leste do Canadá desde o fim da semana passada. O balanço foi divulgado por autoridades de saúde na quarta-feira (4).

Destas mortes, 12 aconteceram em Montreal, informou a diretora regional de saúde desta cidade, a médica Mylène Drouin.

Outras cinco mortes foram reportadas nas últimas 48 horas na região dos Cantões de Quebec, ao leste da cidade homônima, de acordo com o jornal La Tribune, que cita como fonte autoridades locais de saúde.

A temperatura em Montreal chegava nesta quarta-feira a 34ºC, mas com uma umidade que podia levar a sensação térmica além dos 40ºC. A partir de sexta-feira está prevista uma queda do registro dos termômetros.

“Mantenho contato com os que perderam um ser querido nesta onda de calor. As altas temperaturas vão se manter no centro e no leste do Canadá, de modo que se assegurem de se proteger e de proteger suas famílias”, expressou nesta quarta-feira em um tuíte o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

As vítimas de Montreal são parte de um setor da população “muito vulnerável: pessoas idosas, doentes crônicos ou mentais” que não tinham ar condicionado em suas casas, explicou Drouin durante uma entrevista na televisão pública Rádio-Canadá.

Na província vizinha de Ontário ainda não foram reportadas vítimas fatais por esta onda de calor, embora lá também as temperaturas tenham sido muito altas.

Cerca de 100 pessoas morreram em 2010 na região de Montreal por uma onda de calor.

Do G1
Tecnologia do Blogger.