Header Ads

MP transfere idosos e interdita abrigo irregular

Os três idosos eram os remanescentes da transferência que a Promotoria de Justiça vinha realizando desde o final de julho

Abrigo de Idoso é interditado (Foto: MaisPB)
Eu pedi muito a Jesus e ele mandou a senhora pra melhorar a nossa vida”. Essas foram as palavras de agradecimento do idoso Mirandi Almeida, de 76 anos, um dos tês idosos transferidos nessa terça-feira (21), pela promotora de Justiça da Cidadania e Direitos Fundamentais e do Idoso, Sônia Maria de Paula Maia, do Lar do Idoso Nossa Senhora da Conceição, que se encontra em situação irregular. A instituição para idosos foi, ao final, interditada pela Vigilância Sanitária Municipal.

Os três idosos eram os remanescentes da transferência que a Promotoria de Justiça vinha realizando desde o final de julho. Segundo a promotora de Justiça Sônia Maia, esses idosos deveriam ter sido levados do abrigo por suas famílias, mas isso não ocorreu, o que levou a promotora a ingressar com pedido judicial da transferência. A liminar para a transferência foi expedido pela juíza plantonista Gianne de Carvalho Teotônio Marinho.

Os idosos Rosália Machado, Mirandi Almeida e Mário Araújo dos Santos foram transferidos, respectivamente para as instituições Divina Misericórdia, Vila Vicentina e Lar da Providência.

Segundo informações da Gerência de Vigilância Sanitária, a residência onde funcionava o Lar do Idoso Nossa Senhora da Conceição não possui condições estruturais nem higiênico-sanitárias para abrigar uma instituição para idosos. Além disso, não apresenta registro no Conselho Municipal do Idoso nem alvará da Vigilância Sanitária.

Ainda de acordo com a promotora de Justiça, a instituição irregular abrigava 11 idosos, tendo sido todos transferidos para abrigos regulares ou para a casa dos familiares.

A transferência desta terça-feira contou com a participação da delegada do idoso da Capital, Vera Lúcia Lima, de servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil.

“Esse aqui é o aperto de mão de um amigo”, finalizou seu Mirandi Almeida ao apertar a mão da promotora já no novo lar.

Do MaisPB
Publicada em 22.08.18, às 16h
Tecnologia do Blogger.