Header Ads

Vereador se porta autoritário e tenta “calar” companheiro de bancada na CM de GBA

Michel é filho do ex-prefeito Zé do Empenho, que sempre agiu de forma respeitosa com as pessoas, inclusive com os adversários políticos

Episódio entre Michel do Empenho e Zé Ismai ocorreu em sessão da CM de Guarabira (Foto: Da Net)
O vereador Michel Xavier de Lima (Michel do Empenho – PR) agiu, no mínimo, de forma autoritária ao tentar “calar” o companheiro de bancada José Tolentino de Alustau (Zé Ismai - PHS). O constrangimento ocorreu na sessão desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Guarabira.

Michel, ao assumir a presidência dos trabalhos legislativos na sessão de ontem (21), e demonstrando pouco equilíbrio nas decisões ordinárias, mandou que Zé Ismai fosse tomar chá de camomila para se acalmar, vez que o parlamentar do PHS reivindicava direito dado a outro vereador.

Michel do Empenho-PRB (Foto: Fato@Fato)
No primeiro semestre legislativo desse ano, o vereador Wilson Gomes (Wilsinho – PR), antes de se ausentar de determinada sessão, concedeu seu tempo (10 minutos) em favor de Zé Ismai. Naquela oportunidade, a concessão não foi permitida pela mesa que, mesmo presidida por Neide de Teotônio, também teve a negativa de Michel do Empenho, regulador do tempo na tribuna de cada parlamentar.

Na sessão de ontem, antes de deixar o plenário, o vereador Leonardo Macena concedeu seu tempo (10 minutos) ao líder de sua bancada Renato Toscano (PSDB). A mesa, presidida por Michel do Empenho, acatou a decisão, agindo de forma contrária em relação ao que ele mesmo decidira no primeiro semestre desse ano.

Foi aí que Zé Ismai disse não aceitar a decisão, uma vez que o próprio Michel do Empenho, no semestre passado, agiu de modo diferente, decidindo, juntamente com a mesa diretora da Casa, obstruir o tempo lhe concedido pelo vereador Wilsinho. 

Vereador Zé Ismai-PHS (Foto: Fato@Fato)
Nervoso, demonstrando despreparo e com certo aspecto de autoritarismo, Michel do Empenho disparou contra Zé Ismai e, de modo até acintoso, disse: “Está decidido vereador. Se não quiser aceitar, vá tomar chá de camomila que é melhor para o senhor”. 

A forma como Michel agiu pegou a todos de surpresa. Foi a primeira vez que ao parlamentar se comportou dessa forma, pois é filho do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Guarabira, José Antonio de Lima (Zé do Empenho), cuja trajetória na vida pública sempre esteve pautada de muito respeito, sensatez e amizade, inclusive com os adversários políticos.

Os vereadores Michel do Empenho e Zé Ismai pertencem a mesma bancada (oposição). Em relação ao episódio, a maioria dos jornalistas e radialistas presentes ao Comitê de Imprensa da Câmara Municipal na sessão de ontem, deu razão ao parlamentar do PHS. Depois do episódio, os dois apertaram as mãos e deixaram o plenário da Casa conversando amigavelmente. Pelo menos foi o que transpareceu.

Da Redação/Fato a Fato
Em 22.08.18, às 00h23
Tecnologia do Blogger.