Header Ads

Deputados da ALPB podem perder mandato por ‘laranjal’ no pleito de 2018; saiba quem são

Os deputados que seriam punidos com perda de mandatos são Bosco Carneiro, Chió e Dr. Érico

Prédio da Assembleia Legislativa (Foto: ALPB)
João Pessoa (PB) - Pelo menos três deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba podem perder o mandato por conta das supostas candidaturas laranjas para cumprir a cota obrigatória de participação feminina ocorrida em 2018.

A orientação está em um parecer encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral da Paraíba (MPE-PB) para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra os deputados Doutor Érico, João Bosco Carneiro Júnior, Chió e mais outros 64 candidatos que não obtiveram êxito nas urnas

A ação refere-se a nove candidaturas femininas que seriam ‘laranjas’ e teriam trabalhado para outras candidaturas. O processo foi movido em oito de janeiro de 2019 pela “Coligação Força da Esperança”

O pedido foi proposto pela coligação “A Força da Esperança II” em desfavor da coligação “Força do Trabalho V”, Democratas, Rede Sustentabilidade, PMN, PPS e outros. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), a lisura do processo eleitoral foi comprometida pela existência de fraude na formação da coligação “Força do Trabalho V”, ocorrida pelo registro de nove candidaturas femininas fictícias.

“O lançamento de candidaturas fictas visou ao preenchimento de quota de gênero (art. 10, § 3º, da Lei nº 9.504/97) e à apropriação de verbas do Fundo Especial de Financiamento de Campanha feminino”, destaca trecho da peça assinada pelo procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves Silva.

Deputados Chió, Dr. Érico e João Bosco Carneiro Júnior poderão perder os mandatos (Foto: Reprodução)

QUEM ASSUMIRIA

Conforme apurou o Blog do Ninja, os deputados, que foram eleitos pela mesma coligação, se impugnados, cederiam suas vagas para os seguintes suplentes:

Rafaela Camaraense, que disputou pelo PPS, obtendo 16.408 votos; Raoni Mendes (DEM) que abarcou 15.541 votos e Doutor Zé Célio, também do antigo PPS, que conquistou 13.935 votos, ficando na terceira suplência.

Do Blog do Ninja
Publicada por F@F em 24.08.2021
Tecnologia do Blogger.