Header Ads

Filme paraibano resgata memória do cinema na cidade de Areia

Documentário de curta-metragem “Areia, Memória e Cinema” remonta os primórdios do Cine Theatro Minerva, no município do brejo paraibano

Teatro Minerva, em Areia (Foto: Divulgação)

João Pessoa (PB) - Um filme sobre memórias, afetos e a relação das pessoas com o cinema: o documentário “Areia, Memória e Cinema”, de Letícia Damasceno Barreto, parte das vivências de seu avô para contar uma história sobre o amor pela Sétima Arte e também traçar um panorama histórico da cultura audiovisual da cidade Areia, no Brejo Paraibano.

Gutemberg Barreto, o avô da Letícia, atuou como primeiro projecionista do Cine Theatro Minerva, entre 1920 e 1930. Em 1932, se mudou com a esposa para Niterói, município vizinho ao Rio de Janeiro, então capital federal. Na cidade maravilhosa, manteve sua ligação e paixão pela Sétima Arte: todas as terças-feiras ia ao Cine Odeon, na Cinelândia, para acompanhar exibições de filmes. Não raro, pegava sessão dupla, isto é, emendava um filme no outro.

Ele atravessa a balsa que ia de Niterói para o Rio junto de esposa, Dona Edite, deixava ela à porta do Convento de Santo Antônio, onde ela assistia a missa e ia direto para o Cine Odeon, distante poucos metros da edificação religiosa, na região central carioca. Numa terça-feira como tantas outras com essa programação, algo saiu diferente: Gutemberg estava sentado imóvel em sua poltrona e uma funcionária tentou acordá-lo: em vão, o projecionista não estava dormindo, havia morrido durante a sessão de cinema.

É a partir desse evento trágico e da trajetória do avô com o cinema que a cineasta, professora do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), constrói o argumento do filme, que fruto do projeto de Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPB-UFPE).

“O argumento [do filme] se deu a partir da lacuna, da indagação e do desejo de conhecer melhor a sua história [do avô] tão particular na tentativa de me aproximar do seu universo ligado a arte e ao cinema”, pontuou Letícia.

“Saber que meu avô faleceu dentro do cinema, algo pelo qual ele era apaixonado e eu tinha apenas 2 anos de idade, me suscitou a curiosidade de adentrar nessa estória, me fez desejar reconstruir, recriar e narrar de forma afetiva esse acontecimento, me trazendo desse modo a sensação de pertencimento”, complementou a cineasta.

Depoimentos

Em busca de resgatar memórias sobre o período em que Gutemberg Barreto foi projecionista do Cine Theatro Minerva e também de focalizar a relação dos moradores de Areia (PB) com o espaço nos anos em que esteve funcionando, o filme capta depoimentos de antigos moradores do município com objetivo de registrar e resgatar pela via da Sétima Arte suas memórias afetivas sobre o antigo cinema da cidade.

“Considero a fala dos moradores de Areia extremamente importante para o filme, tanto para entender um pouco do que representou o cinema para essas pessoas nos anos em que ele esteve ativo quanto para, a partir dessas memórias, tentar buscar rastros da experiência do meu avô enquanto cinematógrafo na cidade”, detalhou Letícia.

Campanha de financiamento coletivo

O curta de documentário é uma obra independente, sem patrocínio ou subsídio de editais. Para viabilizar o projeto, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar parte do valor dos custos produção: é possível acessar e colaborar clicando NESSE LINK.

Também é possível colaborar com qualquer valor pela chave PIX: CPF: 703.641.257-72 | Letícia Damasceno Barreto.

Do Wscom
Publicada por F@F em 19.05.2022
Tecnologia do Blogger.