Header Ads

Secretaria de Saúde de Mamanguape participa do Comando de Saúde Preventivo da PRF

O posto da PRF em Mamanguape foi o local escolhido para a realização das atividades e recebeu toda a estrutura

Ação foi promovida pela Polícia Rodoviária Federal em conjunto com a Secretaria de Saúde de Mamanguape (Foto: Codecom)
Na manhã da última quinta-feira (23) a cidade de Mamanguape recebeu o Comando de Saúde Preventivo na Paraíba, realizado pela Polícia Rodoviária Federal. A ação está dentro das atividades do Maio Amarelo e tem como objetivo assegurar aos motoristas profissionais e condutores em geral orientações e cuidados com a saúde.

A iniciativa da PRF contou com as parcerias de vários atores, entre os quais a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Secretaria de Saúde de Mamanguape/PB, Secretaria de Saúde de Cabedelo/PB, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (SEMOB), Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PB), DETRAN-PB, Polícia Militar da Paraíba – PMPB, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba – CBPM e ONG ANDRAE.

O posto da PRF em Mamanguape foi o local escolhido para a realização das atividades e recebeu toda a estrutura, inclusive uma unidade móvel do órgão, para a realização de exames e a conscientização sobre as consequências da falta de atenção no trânsito. Os condutores que passavam pela BR-101 foram convidados a parar e realizar exames clínicos que identificam sinais e sintomas relacionados à saúde pessoal e à medicina de tráfego.

Nas tendas armadas no local foi possível realizar vários exames, entre os quais teste de glicemia, hipertensão, testes rápidos para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis. Os profissionais de saúde ainda ofertaram consultas clínicas, exames de vista e vacinação contra a hepatite b e o tétano. Além dos exames realizados, também foram promovidas orientações socioeducativas, por meio de palestras de educação para o trânsito e vacinação.

A prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Saúde, participou ativamente com todo o apoio logístico e também com a disponibilização de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal de apoio. No total, foram realizados 51 atendimentos:

Aferição de PA

Glicemia

Avaliação nutricional

Testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatite B e C)

Distribuição de preservativos

Vacinação

Palestras e atividades de educação no trânsito

Avaliação de hanseníase e tuberculose

Avaliação clínica

Realização de exames, como: Acuidade Auditiva, Acuidade Visual, Força Manual, entre outros

Da Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Publicada por F@F em 25.05.19, às 22h14
Tecnologia do Blogger.