Header Ads

Motoristas alternativos encerram protestos em BRs

Conforme acordo, os motoristas alternativos que ainda não têm a concessão poderão obtê-la até dezembro deste ano

Protesto foi encerrado (Foto: Divulgação)
Os motoristas de transportes alternativos da Paraíba encerraram a manifestação nas rodovias federais que cortam o estado, no começo da tarde desta terça-feira (6). O presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos da Paraíba, Carlos Luna, disse ao Correio Debate, da Rede Correio Sat, que conseguiu um acordo com o governador da Paraíba João Azevêdo (PSB).


Os motoristas paralisaram as atividades porque o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não estava liberando concessões para que eles pudessem trabalhar de forma regularizada. Desde 2014 que há uma lei estadual que regulamenta as atividades dos alternativos, mas isso ainda não está funcionando como deveria.

A categoria teme ainda uma lei federal editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que altera o Código Brasileiro de Trânsito e aumenta a punição para quem faz transporte irregular a partir de 9 de outubro. Os motoristas flagrados dirigindo sem a concessão estarão cometendo infração gravíssima e vão perder sete pontos na Carteira de Habilitação.

Segundo o sindicalista, o governador João Azevêdo garantiu que o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER) está pronto para liberar essas concessões.

Ele explicou que o estado tem 15 mil motoristas alternativos, sendo 3.200 sindicalizados e apenas mil, aproximadamente, com concessões para a atividade. Conforme o acordo, os motoristas alternativos que ainda não têm a concessão poderão obtê-la até dezembro deste ano.

Do Portal Correio
Publicada por F@F em 06.08.19, às 12h50
Tecnologia do Blogger.